Monday, October 15, 2012

Itens que nao devem ser utilizados em exposicoes tematicas (final)

Este e o ultimo artigo da serie.

SELOS QUE LEVAM O NOME DE TERRITORIOS NAO INDEPENDENTES.

Continuando o artigo anterior, os falsarios nao se contentam em usar o nome de paises existentes em seus selos. Eles usam tambem o nome de territorios que nao sao independentes, portanto nao podem emitir selos , ou ate mesmo o nome de territorios que nao existem.

Esse fenomeno tomou corpo principalmente apos a desintegracao da Uniao Sovietica, pois os falsarios comecaram a produzir selos com a denominacao de territorios que ainda estavam sob o controle russo.

Em adicional, muitos selos legitimos da Uniao Sovietica, foram sobreestampados com o nome desses territorios. Deve se tomar cuidado para nao comprar esses papeis sem valor e nao usa-los em suas exibicoes filatelicas.

Na foto abaixo uma folha do tema macacos que seria da "Abkhazia" que e uma falsificacao ja que nao foi emitida por nenhuma organizacao oficial:



Agora nos deparamos com um problema. Um amigo colecionador me indicou o catalogo russo de 1997, onde estao indicadas algumas emissoes desses territorios (Abkhazia, South Ossetia, Nagurano,Karibach, Transnistria e  Nakhchivan). De acordo com o editor do catalogo, alguns desses territorios , sim emitiram selos e inclusive foram usados para envio de cartas dentro do territorio e com autorizacao do governo central russo.

Os territorios queriam com isso mostrar certa independencia, e isso e visto tambem na emissao de notas e moedas. Apos verificacao, foi confirmado que somente as emissoes constantes no catalogo foram usadas para envio de correspondencia. Deve-se pensar bem antes de usar essas pecas em exibicoes.

Foto de pagina do catalogo:




Os selos abaixo foram emitidos pelo governo da Transnistria, que e um territorio a leste da Moldovia, que proclamou independencia, mas nao e reconhecida pela ONU. Esses selos estao no catalogo e provavelmente foram usados em correio interno.

E bom deixar claro que os itens que nos deixam em "duvida" sao a extrema minoria. A maioria dos selos emitidos com o nome desses territorios sao pedacos de papel sem valor algum e impressos por grandes falsarios para enganar colecionadores. E indicada verificacao em catalogo de cada selo para nao comprarmos gato por lebre.


Sunday, October 14, 2012

Itens que nao devem ser utilizados em exposicoes tematicas (6)

Nesse exemplo, uma das maiores pragas da filatelia atual. Os falsificadores emitem selos que parecem selos verdadeiros, de paises existentes, e vendem como selos verdadeiros. Varios paises cairam vitimas desses falsarios. Na maioria sao usados nomes de paises do terceiro mundo como por exemplo, Costa do Marfim, Angola, Congo, Benin. Devemos tomar cuidado de nao comprar essas emissoes e muito menos coloca-las em nossas exposicoes.



No exemplo acima, um bloco da Costa do Marfim. Esse bloco nao foi emitido pelos correios da Costa do Marfim, entao se trata de um pedaco de papel sem valor.