Tuesday, September 11, 2012

Itens que nao devem ser utilizados em exposicoes tematicas (5)

Emirados Arabes Unidos.

Entre os anos de 1964-1972 os oito principados que formavam os Emirados Arabes Unidos, emitiram selos em quantidades astronomicas. Ras-El-Kaima, Manama, Fujeira, Umm-ElQaiwann,Sharjeh, Abu-Dabi e Dubai sao os principados que emitiram.

A maioria nao foram usados para envio de cartas pelo correio, e eram constituidos de tematicas como astronautica, animais e artes.Cada selo foi lancado em varias caracteristicas, como em bloco, avulso, denteado ou nao. O objetivo era um so, fazer dinheiro em cima dos colecionadores.

A maioria dos colecionadores ignora esses selos , e os catalogos nem listam eles. Um dos unicos que traz esses selos e o catalogo MICHEL alemao. Eu mesmo as vezes adquiro esses selos mas nao invisto muito e se for montar exposicao, eles ficam em casa.

Em 1972 os principados se uniram , exceto Manama, formando os Emirados Arabes Unidos. Desde entao eles emitem selos de forma normal, com tematicas ligada a cultura do povo e quantidades e precos compativeis ao uso nos correios.

Monday, September 10, 2012

Itens filatelicos nao apropriados para exposicao tematica (4)

CINDERELAS.



Cinderelas sao etiquetas impressas por organizacoes, empresas ou outros grupos comerciais que parecem com selos mas nao sao. Os objetivos dessas etiquetas podem ser varios , como propaganda, arrecadacao de doacoes e outros. Em Israel por exemplo existem colecoes completas de selos para o Keren Kayemet, que eram vendidas para ajudar a organizacao a plantar arvores na terra de Israel.
Apesar de serem completamente legais, essas cinderelas nao podem ser usadas em exposicoes pois nao foram impressas pelos correios.Acima duas cinderelas da Alemanha, uma com propaganda de sabao em po e outra e parte de uma serie de como ensinar criancas o abecedario.

Abaixo 2 cinderelas do KKL(Keren Kayemet L'Israel)


Saturday, September 1, 2012

Itens filatelicos nao apropriados para exposicao tematica(3)

Envelopes enviados pelo correio.

Coleciono esses envelopes pois gosto de ver que o selo "fez seu trabalho". Apesar disso , apesar de alguns desses envelopes serem raros e caros, nao se deve o usar o envelope se o envelope todo nao contribue para o desenvolvimento do tema exposto. Nesse caso e melhor expor o proprio selo. Os casos em que se deve colocar o envelope todo, e quando o envelope contem carimbos ou outras indicacoes filatelicas que contribuem para o desenvolvimento do tema.
Na foto , um envelope de Madagascar contendo 2 selos de macaco que so existem nesse pais.O envelope e muito bonito, mas ao preparar a exposicao , ele vai ficar na gaveta, pois nao contribue em nada com o tema, coloca-se os proprios selos.