Monday, October 15, 2012

Itens que nao devem ser utilizados em exposicoes tematicas (final)

Este e o ultimo artigo da serie.

SELOS QUE LEVAM O NOME DE TERRITORIOS NAO INDEPENDENTES.

Continuando o artigo anterior, os falsarios nao se contentam em usar o nome de paises existentes em seus selos. Eles usam tambem o nome de territorios que nao sao independentes, portanto nao podem emitir selos , ou ate mesmo o nome de territorios que nao existem.

Esse fenomeno tomou corpo principalmente apos a desintegracao da Uniao Sovietica, pois os falsarios comecaram a produzir selos com a denominacao de territorios que ainda estavam sob o controle russo.

Em adicional, muitos selos legitimos da Uniao Sovietica, foram sobreestampados com o nome desses territorios. Deve se tomar cuidado para nao comprar esses papeis sem valor e nao usa-los em suas exibicoes filatelicas.

Na foto abaixo uma folha do tema macacos que seria da "Abkhazia" que e uma falsificacao ja que nao foi emitida por nenhuma organizacao oficial:



Agora nos deparamos com um problema. Um amigo colecionador me indicou o catalogo russo de 1997, onde estao indicadas algumas emissoes desses territorios (Abkhazia, South Ossetia, Nagurano,Karibach, Transnistria e  Nakhchivan). De acordo com o editor do catalogo, alguns desses territorios , sim emitiram selos e inclusive foram usados para envio de cartas dentro do territorio e com autorizacao do governo central russo.

Os territorios queriam com isso mostrar certa independencia, e isso e visto tambem na emissao de notas e moedas. Apos verificacao, foi confirmado que somente as emissoes constantes no catalogo foram usadas para envio de correspondencia. Deve-se pensar bem antes de usar essas pecas em exibicoes.

Foto de pagina do catalogo:




Os selos abaixo foram emitidos pelo governo da Transnistria, que e um territorio a leste da Moldovia, que proclamou independencia, mas nao e reconhecida pela ONU. Esses selos estao no catalogo e provavelmente foram usados em correio interno.

E bom deixar claro que os itens que nos deixam em "duvida" sao a extrema minoria. A maioria dos selos emitidos com o nome desses territorios sao pedacos de papel sem valor algum e impressos por grandes falsarios para enganar colecionadores. E indicada verificacao em catalogo de cada selo para nao comprarmos gato por lebre.


4 comments:

Safe Pest Control said...

hi. nice site. do you mind if i post a link here. your free to post on mine.

---------------------------
spiders control sydney | sydney termite control | termite inspection sydney

Unknown said...
This comment has been removed by the author.
Vítor Vieira said...

Olá, Tenho mais de 500 cartas circuladas e todas Registadas , com todos os carimbos e de chegada no verso. Cartas estas com selos da URSS com sobrecarga local , muitos da Ucrânia.
Como saber se são selos falsos ou se houve autorização. As cartas circularam mesmo e registadas , alguns selos levantam-me duvidas , porque são em papel não denteado e de fraca qualidade , estes são emissões locais. Também tenho da CRIMEIA , zona da Ucrania que queria a independência. Obtive numa troca e foram enviados todos de uma só vez da Ucrânia por uma Senhora. Quase todos os selos das cartas têm sobrecarga. Haverá algum especialista , eu posso mandar imagens de cartas frente e verso.
victor.ourem@sapo.pt

Obrigado
Vitor
Portugal

Vítor Vieira said...

Estas cartas circularam no periodo de 1990 - 1995